quinta-feira, 17 de maio de 2012

Ministro garante análise sobre aumento do valor per capta repassado para a saúde catarinense

Brasília – O valor per capta atualmente repassado para manutenção da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina deverá ser revisto pelo Ministério da Saúde. Esta foi a garantia do ministro Alexandre Padilha, em reunião com o secretário de Articulação Nacional, João Matos, secretário-adjunto da Saúde, Acélio Casagrande, e parlamentares da bancada catarinenses, na noite de quarta-feira (16), em Brasília. Os novos índices estão previstos no Plano de Urgência e Emergência, já protocolado pela Secretaria do Estado da Saúde no Ministério.

Conforme os presentes, é injusto e inviável permanecer com valores menores do que os atualmente pagos aos estados vizinhos do Rio Grande do Sul e do Paraná. “No passado, existia a necessidade porque muitos catarinenses utilizavam os serviços de alta complexidade nos estados vizinhos. Mas a realidade mudou e esta questão histórica deve ser revista na região Sul do Brasil”, comentou Matos.

A liberação de quatro emendas coletivas destinadas a melhorias na saúde também foi solicitada, bem como a ampliação do número das chamadas Academias da Saúde em SC. Padilha informou que até o dia 17 de julho será feito o repasse da primeira parcela para construção das academias, sendo o número total de propostas aprovadas superior a 1,5 mil no País. Além disso, Acélio Casagrande lembrou que o ministério autorizou recentemente a compra pela Secretaria do Estado da Saúde de cinco novos equipamentos de radioterapia para regiões catarinenses carentes do serviço. “O objetivo é acabar com as ambulâncias nas estradas”, justificou.

Participaram da reunião os deputados federais Décio Lima, Espiridião Amin, Carmem Zanotto, Pedro Uczai, Luci Choinacki, Ronaldo Benedet, Rogério Mendonça, Celso Maldaner, Edinho Bez e Jorginho Melo; o senador Casildo Maldaner; o prefeito de Içara, Gentil Da Luz; e o deputado estadual Milton Scheffer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

d