Dona Emma – O secretário de Articulação Nacional, João Matos, recebeu na noite desta quinta-feira (17), título de cidadão honorário do município de Dona Emma. A entrega foi realizada em sessão solene na Câmara de Vereadores, Salão Rizzieri. “Sinto-me lisonjeado e muito contente pelo reconhecimento do meu trabalho pela cidade e pela região”, falou. Conforme Matos, em seus 32 anos de vida pública ele nunca deixou de valorizar a região de sua base.
Natural da localidade de Três Barras, em Ituporanga/SC, João Matos começou sua trajetória como professor. Lecionou na Escola Estadual Braço Perimbó, nos anos de 1965 e 1966. Depois foi para Florianópolis, cursar Licenciatura em Geografia e Bacharelado em Administração de Empresas. Retornou ao Alto Vale depois de formado, trabalhou na Escola Técnica Santo Estevão, no Colégio Roberto Moritz, ambos em Ituporanga, e no Colégio Rui Barbosa, em Rio do Sul, onde também foi diretor da Escola Básica Roberto Machado.
Priorizando a educação mudou-se para Ibirama, onde dirigiu o Colégio Hamônia, entre 1972 e 1987. Nessa época, ocupou o posto de Diretor Técnico da então 6ª Coordenadoria Regional de Educação, em Rio do Sul, entre 1974 e 1978. Tornou-se Diretor Proprietário dos Cursos XV de Abril Ltda., em Rio do Sul, entre 1977 e 1982; Secretário Municipal de Educação de Ibirama, nos anos de 1983 e 1984; Secretário da Educação e do Desporto do Estado de Santa Catarina do Governo Paulo Afonso, entre 1995 e 1998. Foi também Secretário de Estado de Coordenação e Articulação de Santa Catarina, no Governo de Luiz Henrique da Silveira. Atualmente é secretário de Articulação Nacional do Governo Raimundo Colombo.
João Matos cumpriu três mandatos como Deputado Estadual e quatro mandatos como Deputado Federal. Na Câmara dos Deputados, foi autor da Lei 10.447 que instituiu 25 de maio como Dia Nacional da Adoção. Também foi protagonista da Lei 12.010, conhecida como Lei Cléber Matos, que dispõe sobre adoção no Brasil. Presidiu a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados em 2008 e foi presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Superior Brasileiro, composta por 186 deputados e 34 senadores.
sexta-feira, 18 de maio de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário