O deputado federal João Matos e o ex-governador Paulo Afonso Vieira prestigiaram o presidente Lula na cerimônia de inauguração da primeira etapa das obras de recuperação do cais do porto de Itajaí, nesta segunda-feira (13). Como convidados, também estiveram com o presidente em Criciúma, na parte da manhã, na assinatura de ordem de serviço para a construção do lote 29 da BR-101 Sul, entre os municípios de Araranguá e Sombrio.
O presidente e comitiva chegaram às 15 horas em Itajaí. Lula afirmou que não imaginava que “conseguiríamos entregar esta obra neste espaço de tempo”, assinalou. “Devemos muito aos funcionários que cumpriram até três turnos para dar conta dos serviços”, disse o presidente para um público formado por autoridades e trabalhadores portuários.
Em seu pronunciamento, o presidente declarou que a entrega da outra fase da obra, que envolve a reconstrução do berço dois e a autorização para o aprofundamento do calado do Rio Itajaí-Açu para 14 metros deverão ser feitos ainda neste ano.
O recurso investido pelo Governo Federal, no valor total de R$ 270 milhões, foi proposto pela Medida Provisória 448, cujo relator foi o próprio deputado João Matos. A MP definiu gastos com prevenção e recuperação de cidades atingidas por catástrofes climáticas.
O investimento na dragagem, que deverá envolver R$ 55 milhões, é resultado de emenda de bancada no Orçamento Geral da União de 2010, e garantido pelo Programa Nacional de Dragagem – PND, com recursos do PAC. “O porto vai competir de igual para igual com os demais portos, inclusive de outros países”, observou o deputado.
A execução deste primeiro trecho do cais, com extensão de 272 metros de comprimento, 35 metros de largura e estacas de sustentação de 50 metros de profundidade, além da conclusão do segundo trecho e a dragagem possibilitarão operações comerciais com navios maiores e mais modernos. O Porto de Itajaí responde por 70% da economia catarinense e é considerado o maior exportador de carga frigorificada da América Latina.
Participaram da solenidade o governador Leonel Pavan, o ex-governador Paulo Afonso, o ministro de Minas e Energia, Marcio Zimermann; o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; ministro da Pesca, Altemir Gregolin; o secretário-executivo de Portos, da Secretaria Especial de Portos, Augusto Wagner; o superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres; o presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto; entre outros.
Por Sílvia Daleffe – Assessoria de Imprensa do Presidente Estadual do PMDB/SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário