quarta-feira, 10 de abril de 2013

Secretários de Articulação e de Saúde buscam apoio para desenvolvimento da atenção básica em SC


Brasília  – O desenvolvimento do atendimento básico de saúde em Santa Catarina motivou o secretário de Articulação Nacional, João Matos, e o secretário-adjunto de Saúde, Acélio Casagrande, a buscar apoio do Ministério da Saúde. Em reunião nesta quarta-feira (10), em Brasília, com os técnicos do Departamento de Atenção Básica, Dirceu Klitzke e Graziela Tavares, eles receberam instrução para cadastramento de proposta para reforma e ampliação de unidades básicas de saúde. A partir de agora, desencadearão mobilização para que os municípios não percam o prazo, que vai até o dia 30 de abril. “Há recursos disponíveis no Ministério da Saúde, basta que as regras e os prazos de inscrição de propostas sejam cumpridos pelos interessados”, salientou Matos.

A estimativa do Governo Federal é de que R$ 14 bilhões sejam investidos em saúde básica, em todo o Brasil, em 2013. Ao todo 5,5 mil municípios serão contemplados com reforma e mais 5,5 mil com ampliação de unidades básicas de saúde, sendo que o País possui o total de 38 mil unidades do tipo.
Presente na reunião, a Irmã Enedina Sacheti, diretora do Hospital São José e da Maternidade Chiquinha Gallotti, de Tijucas, lembrou que não apenas a atenção básica precisa de investimentos. Conforme ela, os hospitais filantrópicos estão prestes a fechar as portas, devido a grande defasagem da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). “Temos um hospital de baixa e média complexidade que irá fechar por falta de condições, está inviável a manutenção do atendimento e não conseguimos uma solução”, desabafou.

Já o secretário de Saúde de Morro da Fumaça e vereador, Miguel Darolt, solicitou a construção de unidade de saúde no município, sendo que as existentes encontram-se todas em imóveis alugados e, algumas, em condições precárias. Os pleitos foram encaminhados aos responsáveis. Também participaram do encontro os assessores especiais da secretaria de Articulação Nacional, Noilton Moraes, e da secretaria de Saúde, Fábio Vicenti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

d