Brasília – A restauração do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, com mais de um século de existência, foi o assunto da reunião do secretário de Articulação Nacional, João Matos, com o secretário de Relações Institucionais do Ministério da Cultura, Bernardo Machado, nesta terça-feira (05), em Brasília. Com o intuito de buscar recursos para restauração de importante patrimônio histórico Matos, acompanhado da prefeita de Camboriú, Luzia Coppi, apresentou toda a história da Paróquia, construída próxima a foz do Rio Itajaí. “É uma igreja construída por pescadores, com importante valor histórico e religioso para toda a região”, salientou o secretário.
Por outro lado, Machado indicou a necessidade do Santuário ser tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual ou nacional, para que haja possibilidade de restauração por parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Um novo encontro será promovido nos próximos dias para que se acertem os detalhes do procedimento.
Sobre o Santuário
Há mais de cem anos, devotos marítimos construíram uma capela no lado esquerdo da foz do Rio Itajaí. Era um lugar privilegiado, pois do outro lado existia o importante porto fluvial da cidade de Itajaí. Ao redor da igrejinha, desenvolveu-se uma freguesia que, mais tarde, tornou-se o município de Navegantes, fundado em 26 de agosto de 1962. Neste mesmo dia, foi instalada a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes. Desde então, o dia 02 de fevereiro é reservado para a festa da Padroeira. É o dia da comemoração litúrgica de Nossa Senhora dos Navegantes.
Em 18 de agosto de 1996, o santuário foi instalado oficialmente no local. Mais tarde, Padre Donizete Küger criou, no ambiente externo daquele templo, característica de santuário mariano, edificando a casa paroquial em forma de barco. No convés, foi feito o Santuário de Devoção Mariana. Dia 04 de fevereiro de 1998 aconteceu a inauguração e a bênção do importante local de oração.
terça-feira, 5 de março de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário