Brasília – Já está com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a documentação necessária para nova autorização de funcionamento do Trem Histórico Cultural da Estrada de Ferro Santa Catarina (EFSC), o trem turístico de Apiúna. Para dar celeridade à análise, na manhã desta quarta-feira (27), o secretário de Articulação Nacional, João Matos, se reuniu em Brasília com as representantes da Superintendência de Transportes de Passageiros da Agência, Karla do Carmo e Rosimeire Fontes. “Queremos o retorno dos passeios, tão apreciados pelos turistas e pela comunidade. As adequações técnicas foram feitas e precisamos apenas do parecer formal da ANTT”, salientou Matos.
Conforme elas, se tudo estiver dentro das normas da resolução nacional para trens turísticos, não haverá impedimentos para o breve retorno das atividades no local. “Se todos os requisitos foram atendidos, não teremos problemas em autorizar”, expressaram. Parado há mais de um ano devido a desmoronamento causado pela enchente de 2011, o trem percorria cerca de três quilômetros dentro do canteiro da Usina Hidroelétrica Salto Pilão, em Apiúna, cidade com pouco mais de 9 mil habitantes.
Com a ajuda da prefeitura, na administração do então prefeito Jamir Schmidt, os estragos na linha férrea foram reparados. No entanto, para que os passeios voltem a ser realizados, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), atualmente gestora do local, aguarda o parecer da ANTT.
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário