quarta-feira, 20 de março de 2013

Prevenção, turismo e saúde são debatidos pelos prefeitos da Amfri em segundo dia de encontro

Brasília – Os prefeitos da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri) finalizaram nesta quarta-feira (20), série de debates com representantes de ministérios, em Brasília. O segundo dia de encontro, promovido na Secretaria de Articulação Nacional (SAN), abordou os caminhos para captação de recursos nas áreas de Defesa Civil, saúde e turismo. “Tivemos dois dias muito produtivos e de grande valia a todos”, salientou o prefeito de Balneário Piçarras, Leonel José Martins.

O secretário de Articulação Nacional, João Matos, lembrou que a Casa de Santa Catarina é de todos e está disponível, com sua equipe técnica, para auxiliar os gestores municipais no que for possível. “Agora que vocês voltam a seus municípios é preciso colocar a mão na massa e dar andamento a tudo que foi ouvido. Nossa equipe está a postos para o que for preciso”, disse.

A primeira reunião do dia foi com a coordenadora geral de Articulação e Gestão do Ministério da Integração Nacional, Karini Lopes, que expôs as modalidades de transferência de recursos para ações de Defesa Civil. “Este evento é muito importante porque alguns prefeitos estão em seu primeiro mandato e muitas vezes possuem dúvidas fáceis de serem esclarecidas”, pontuou.

Logo após, o orador foi o diretor-executivo do Fundo Nacional de Saúde, Antônio Carlos Rosa, que destacou o apoio do Ministério da Saúde na transição dos governos municipais, uma vez que o atendimento em saúde não pode cessar sob nenhuma circunstância. “É preciso dar continuidade as ações já iniciadas pelo gestor anterior, pois não pode haver prejuízo a população”, falou, indicando planejamento e priorização como essenciais para o sucesso de uma gestão em saúde.

Por fim, os prefeitos conheceram as possibilidades para investimento em infraestrutura turística, com a coordenadora de Infraestrutura da Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Márcia Beatriz Beiró, com o assessor da secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Marco Antônio Delgado, e com o secretário Nacional de Polícias de Turismo, Vinicius Lummertz.

O encontro dos prefeitos da Amfri em Brasília teve início terça-feira (19), quando eles conheceram os programas disponíveis no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e no Ministério das Cidades. Conforme Matos, o evento foi pedido dos prefeitos, com o objetivo de conhecer os caminhos aos recursos federais e esclarecer as dúvidas que surgem no dia a dia de um administrador municipal.

Estiveram em Brasília os prefeitos de Ilhota, Daniel Christian Bosi; de Itapema, Rodrigo Costa; de Bombinhas, Ana Paula da Silva; de Navegantes, Roberto Carlos de Souza; de Porto Belo, Evaldo José Guerreiro Filho; de Luis Alves, Viland Bork; de Camboriú, Luzia Coppi; de Balneário Piçarras, Leonel José Martins; de Penha, Evandro Navegantes; vice-prefeito de Bombinhas, Paulo Muller; secretário-executivo da Amfri, Célio José Bernardino, vereadores e secretários municipais. Da SAN, acompanharam o segundo dia de reunião os assessores de projetos Cleusa Fritzen, Noilton Moraes, Francisco Barbosa, Nelza Manhães e Silvane dos Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

d