sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Para o Brasil seguir mudando com o PMDB – Educação 5

Educação profissional e tecnológica: A rede federal de educação profissional e tecnológica vem passando por importante processo de expansão nos últimos anos em todo o País. Desde o início do século XX até o ano 2002, foram construídas em todo o Brasil apenas 140 escolas técnicas, e, no período de oito anos compreendido entre 2003 e 2010, logo, no governo do presidente Lula, o Ministério da Educação planeja entregar à sociedade brasileira mais 214 unidades de ensino técnico que integralizarão uma rede federal de 354 instituições de educação profissional e tecnológica, presentes em 320 Municípios brasileiros. 

Além da expansão quantitativa, o ensino técnico vem vivenciando uma reorganização qualitativa. A Lei número 11.892 de 2008 criou trinta e oito Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – os IFETs, presentes em todos Estados da Federação brasileira. Nesses institutos, são oferecidos cursos de ensino médio integrado, cursos superiores de tecnologia e cursos de licenciaturas. As novas escolas técnicas que estão sendo entregues dentro do plano de expansão da rede federal integram também esses institutos.

Em conseqüência dessa expansão, dessas novas escolas, cresceram as matrículas na rede federal de educação profissional e tecnológica no período de 2003 a 2009 de 113 mil para 219 mil alunos, correspondendo a um aumento de 94% (noventa e quatro por cento).

Ao mesmo tempo, por meio do Programa Brasil Profissionalizado, o MEC apóia os Estados com repasse de recursos financeiros para o fortalecimento das redes estaduais de educação profissional e tecnológica. Criado em 2007, foram investidos, até agora, 1,6 bilhão de reais para a construção de 179 escolas e reformas e ampliações de outras 549 escolas técnicas estaduais. 

Por Fernando Isoppo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

d