Por aclamação, o PMDB reconduziu aos cargos a atual executiva partidária para atuação nos próximos dois anos, durante a Convenção Estadual realizada na Assembléia Legislativa, neste sábado (12). O presidente Pinho Moreira e o primeiro vice-presidente, deputado federal João Matos, encabeçam a composição formada ainda por outros dois vice-presidentes, dois secretários, dois tesoureiros e quatro vogais, além do líder da bancada estadual e quatro suplentes.
A festa que elegeu também o novo diretório, os delegados à Convenção Nacional e a Comissão de Ética, foi o maior evento partidário do ano em Santa Catarina. Centenas de filiados lotaram o auditório Antonieta de Barros para acompanhar as votações e a oficialização, em Santa Catarina, da pré-candidatura do governador do Paraná, Roberto Requião, à presidência da república. “Tenho dito que o PMDB não poderá se contentar em ser a quinta roda da carroça. É a hora de olharmos para frente, somos o maior partido do Brasil”, declarou João Matos.
Na presença do governador Luiz Henrique, do senador Pedro Simon; do ex-governador, Paulo Afonso; do presidente de honra do partido e ex-senador, Casildo Maldaner; e dezenas de deputados, prefeitos, entre eles, o prefeito de Florianópolis, Dário Berger; secretários estaduais; vereadores, presidentes de diretórios municipais, entre outras autoridades de todas as regiões do Estado, Pinho Moreira destacou a necessidade de candidatura própria. “Nós plantamos, regamos e temos o direito à colheita”, disse, referindo-se principalmente ao projeto político do partido em Santa Catarina. A idéia recebeu apoio irrestrito dos militantes. “Não há alternativa além de Pinho Moreira e João Matos como pré-candidatos a governador e vice-governador”, observou o presidente do PMDB Jovem de Ibirama, Adriano Poffo.
Com sotaque tipicamente gaúcho, o senador Simon adiantou ao público o projeto político de Luiz Henrique. “Tu és um grande governador, mas precisamos de ti no Senado”, conclamou. “Não estamos nessa caminhada por vaidade. O PMDB precisa de um ideal e esta é a nossa vez”, completou.
O pré-candidato à presidência, Roberto Requião, expôs as intenções do partido com o País. “Deve defender o capital produtivo, que investido gera trabalho e ir contra o capital financeiro vadio que não produz um único botão”. Luiz Henrique completou: “leve em frente a idéia de um novo pacto federativo e a descentralização administrativa. Os prefeitos terão maior autonomia financeira em relação ao Governo Federal”. Segundo ele, “o Brasil de Brasília” é grande demais. A bandeira de chapa pura ao Governo do Estado e a candidatura própria à presidência ganha ainda mais força em Santa Catarina.
Silvia Dallefe

É isso aí, não podemos pensar em outra coisa, afinal, somos o maior partido do Brasil e de SC. Não podemos nos rebaixar e aceitar apenas o candidato a vice governador. Em nossa faixa carregamos os seguintes dizeres: "A JPMDB de Ibirama não tem outra opinião, SC é Eduardo e João".
ResponderExcluirSaudações Peemedebistas.
Adriano Poffo
Ibirama - SC.