sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Ensino Superior leva Prêmio Darcy Ribeiro



Os três vencedores da 10ª edição do Prêmio Darcy Ribeiro 2009 foram agraciados no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, na última quarta-feira. Ao som do dueto da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque, de Recife, indicada pelo deputado Raul Henry (PMDB/PE), o evento premiou ainda a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES, proposta pelo deputado Jorginho Maluly (DEM/SP), e a Fundação SOS Mata Atlântica, por iniciativa do do deputado Lobbe Neto (PSDB/SP). Ao todo, foram 48 inscritos em todo o país, entre entidades da sociedade civil ou personalidades. “Particularmente estou feliz com a escolha da ABMES, cuja indicação eu relatei na Comissão de Educação”, lembra o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Superior Brasileiro, deputado João Matos. “Este prêmio serve de estímulo para que a Associação continue proporcionando um futuro melhor àqueles que apostam num ensino de qualidade”, acrescenta.

Os membros da Comissão de Educação e Cultura escolheram por votação direta estas três instituições:

Uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica que visa sensibilizar, capacitar e mobilizar educadores e alunos do ensino fundamental da rede de ensino pública e privada por meio da educação ambiental. A intenção é desenvolver atividades e ações em prol da conservação ambiental, especialmente do Bioma Mata Atlântica, compartilhando e multiplicando conhecimentos, além de incentivar os alunos à reflexão e à adoção de novas práticas ambientais como o uso responsável e consciente dos sistemas naturais.

Com 27 anos de atuação, a ABMES foi selecionada por realizar um trabalho benéfico para a sociedade. Associação realiza seu trabalho não por obrigação, mas por amor. “Que este prêmio sirva de estímulo para que eles possam continuar fazendo a diferença”, ressalta Jorginho Maluly. O trabalho realizado pela ABMES permite que muitos jovens possam ter acesso a uma universidade. O setor particular é responsável por aproximadamente 75% dos estudantes do ensino superior brasileiro e a ABMES congrega boa parte dessas instituições de ensino.

Projeto “Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque"

A Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque, de Recife, fornece gratuitamente a 130 crianças e adolescentes carentes aulas de instrumento de corda, teoria musical, flauta doce e canto coral. Além disso, os alunos têm apoio pedagógico e psicológico, fornecimento de três refeições e fardamento. O projeto, idealizado e coordenado pelo juiz João Targino, mantém-se graças a parcerias entre a Associação Beneficente Criança Cidadã, Chesf, Copergás e Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

Por Fernando Isoppo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

d