Os três vencedores da 10ª edição do Prêmio Darcy Ribeiro 2009 foram agraciados no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, na última quarta-feira. Ao som do dueto da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque, de Recife, indicada pelo deputado Raul Henry (PMDB/PE), o evento premiou ainda a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES, proposta pelo deputado Jorginho Maluly (DEM/SP), e a Fundação SOS Mata Atlântica, por iniciativa do do deputado Lobbe Neto (PSDB/SP). Ao todo, foram 48 inscritos em todo o país, entre entidades da sociedade civil ou personalidades. “Particularmente estou feliz com a escolha da ABMES, cuja indicação eu relatei na Comissão de Educação”, lembra o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Superior Brasileiro, deputado João Matos. “Este prêmio serve de estímulo para que a Associação continue proporcionando um futuro melhor àqueles que apostam num ensino de qualidade”, acrescenta.
Os membros da Comissão de Educação e Cultura escolheram por votação direta estas três instituições:

Uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica que visa sensibilizar, capacitar e mobilizar educadores e alunos do ensino fundamental da rede de ensino pública e privada por meio da educação ambiental. A intenção é desenvolver atividades e ações em prol da conservação ambiental, especialmente do Bioma Mata Atlântica, compartilhando e multiplicando conhecimentos, além de incentivar os alunos à reflexão e à adoção de novas práticas ambientais como o uso responsável e consciente dos sistemas naturais.

Com 27 anos de atuação, a ABMES foi selecionada por realizar um trabalho benéfico para a sociedade. Associação realiza seu trabalho não por obrigação, mas por amor. “Que este prêmio sirva de estímulo para que eles possam continuar fazendo a diferença”, ressalta Jorginho Maluly. O trabalho realizado pela ABMES permite que muitos jovens possam ter acesso a uma universidade. O setor particular é responsável por aproximadamente 75% dos estudantes do ensino superior brasileiro e a ABMES congrega boa parte dessas instituições de ensino.
Projeto “Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque"

A Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque, de Recife, fornece gratuitamente a 130 crianças e adolescentes carentes aulas de instrumento de corda, teoria musical, flauta doce e canto coral. Além disso, os alunos têm apoio pedagógico e psicológico, fornecimento de três refeições e fardamento. O projeto, idealizado e coordenado pelo juiz João Targino, mantém-se graças a parcerias entre a Associação Beneficente Criança Cidadã, Chesf, Copergás e Confederação Nacional das Indústrias (CNI).
Por Fernando Isoppo
Nenhum comentário:
Postar um comentário