quinta-feira, 25 de julho de 2013

Situação das ferrovias catarinenses será apresentada por João Matos em encontro no Vale


Brasília  – O edital de licitação para estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental da Ferrovia da Integração (Ferrovia do Frango), que apontará o melhor traçado entre o Extremo Oeste e o litoral Norte de Santa Catarina, será finalizado na próxima segunda-feira (29), com o anúncio da empresa vencedora. Logo após, serão lançados os editais para o projeto básico e aerofotogrametria. Esta foi a informação que o secretário de Articulação Nacional, João Matos, obteve com o assessor especial da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., Belchior Queiroz da Rocha, em reunião nesta quinta-feira (25), em Brasília.

Matos também buscou informações sobre as demais ferrovias catarinenses em outras reuniões desta semana, com representantes da Empresa de Planejamento e Logística S.A. (EPL) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Isto porque ele coordenará reunião na sede da Associação Comercial e Industrial de Itajaí (ACII), onde será debatida a situação dessas ferrovias. O encontro está marcado para a próxima segunda-feira (29), às 18h30min e foi solicitado pelas lideranças empresariais da região.

Prontamente atendido por Matos, o pedido reflete a preocupação dos setores produtivos com relação ao escoamento da produção e consequente crescimento econômico. “Num futuro próximo vislumbraremos a interligação ferroviária de todas as regiões do Estado”, expressou o secretário.

No caso da Ferrovia Litorânea, entre Araquari e Imbituba, o analista da Diretoria de Infraestrutura Ferroviária do Dnit, Jean Carlo Trevizolo de Souza, afirmou que já existe estudo de viabilidade e projeto básico, faltando apenas o projeto executivo que deverá ser concluído até o próximo ano. “Em seguida entra-se na fase de obras, que será dividida em dois lotes”, comentou. O primeiro, entre Imbituba e Tijucas terá 115 km de extensão, enquanto o segundo, entre Tijucas e Araquari, terá 126,8 km de trilhos.

Na EPL, o diretor Bernardo Figueiredo reforçou a intenção de realizar estudo de viabilidade para que o traçado da Ferrovia Leste-Oeste, trecho entre Maracajú (MS) e Mafra (SC), possa passar pelos municípios de Porto União, Canoinhas e Mafra até o Porto de São Francisco do Sul.

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