Brasília – Promover a capacitação dos professores de língua espanhola da rede pública estadual, melhorando a qualidade do ensino e difundindo a cultura espanhola no Estado. Com este objetivo, o secretário de Articulação Nacional, João Matos, se reuniu nesta quinta-feira (02), com o conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha em Brasília, Álvaro Martínez-Cachero Laseca. “Santa Catarina, durante a temporada de Verão, recebe muitos turistas que falam o espanhol, sendo importante que nossa população esteja adaptada ao idioma. Temos interesse e necessidade”, salientou Matos.
Foi João Matos que, enquanto secretário de Educação, trabalhou para inclusão nos currículos escolares o ensino da língua espanhola, bem como da alemã e da italiana, em parceria com as embaixadas desses países. “A partir daí já são 15 anos que o espanhol se mantém no currículo”, contou. Diante disto, Laseca apresentou a proposta de convênio para a capacitação de docentes. “Temos convênios assinados com várias unidades da federação e estamos dispostos a promover também em Santa Catarina”, comentou o conselheiro.
Nele, a Consejería de Educación da Embaixada da Espanha fica encarregada de organizar a realização dos cursos para turmas de 50 alunos. Eles são ministrados em módulos e com duração mínima de um ano e máxima de três anos. Os professores e o material também são proporcionados pela Embaixada. Por outro lado, a secretaria de Educação fica responsável por convocar e liberar os professores, proporcionar espaço físico, arcar com os gastos de transporte e alimentação e outorgar o certificado junto com a Consejería. “Levarei este assunto até a secretaria de Educação para podermos firmar o convênio o quanto antes”, finalizou Matos.
Participaram do encontro o assessor Especial da secretaria de Articulação Nacional, Leonardo Fretta; a secretaria Geral da Consejería de Educación, Luisa Mayo Álvarez; e a assessora Técnica da Consejería, Begonã Sáez Martínez.

Nenhum comentário:
Postar um comentário