quarta-feira, 11 de julho de 2012

João Matos debate participação de SC no 5º Salão Internacional do Artesanato

Brasília – O secretário de Articulação Nacional, João Matos, recebeu nesta quarta-feira (11), na sede da SAN, em Brasília, a organizadora do 5º Salão Internacional do Artesanato, Leda Alves. Na ocasião, ela formalizou convite para que o estado de Santa Catarina seja destaque na edição, que acontece em novembro, no Pavilhão Expobrasília do Parque da Cidade. O evento, conforme ela, conta com parceria do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Petrobras, Correios, Sebrae e Secretarias de Trabalho e de Turismo do Governo do Distrito Federal.

“Nossa expectativa é receber mais de 100 mil visitantes. Nas edições anteriores contamos com a participação da maioria dos estados brasileiros, total de 24, e de alguns países através das Embaixadas convidadas. Santa Catarina sempre teve uma participação expressiva com artesãos qualificados”, expressou Leda, destacando que o convite para que SC seja destaque, parte da ideia de ampliar, a cada ano, a visibilidade dos estados participantes. Além do artesanato, há oportunidade para mostrar a riqueza cultural por meio de apresentações culturais, gastronomia e potencial turístico. “Teríamos uma área de 120 m² para montar nossas atrações”, comentou João Matos.

O Salão Internacional do Artesanato é uma iniciativa que reúne, em um único evento, a produção artesanal do Brasil e dos países participantes, permitindo a difusão e o intercâmbio de diferentes culturas, a comercialização de produtos e a troca de conhecimentos, além de espaço para a promoção do turismo e da culinária.

Além da venda e geração de renda para o artesão, inclui oficinas gratuitas de artesanato, palestras e cursos de gastronomia típica. O Salão cria espaços para a apresentação de técnicas pelos mestres artesãos, e também, palco para apresentação de grupos folclóricos e artistas locais. Grandes nomes da música brasileira fazem parte dos atrativos do evento: Maria Rita, Frejat, Guilherme Arantes, Luciana Melo, Arnaldo Antunes e outros. Em 2011, nos cinco dias de evento, foram recebidos 90 mil visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

d