Brasília – Os motivos que atrasam o início da construção da estrutura física da ponte de Ilhota, entre a Rodovia Jorge Lacerda e a BR-470, foram discutidos na manhã desta terça-feira (13), na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília. O secretário de Articulação Nacional, João Matos, autor da emenda parlamentar que destinou os recursos para a obra em 2005, acompanhou as duas reuniões e deu encaminhamento ao assunto. “Queremos que os senhores analisem e resolvam as pendências com a maior racionalidade possível, eliminando procedimentos desnecessários”, comentou.
Conforme o diretor técnico da empresa responsável pelo projeto, a Sotepa, engenheiro Almir José Machado, todos os questionamentos feitos pelo Dnit foram respondidos com bastante brevidade para dar celeridade ao processo, uma vez que a empreiteira contratada está com recurso de aproximadamente R$ 4 milhões em conta para dar continuidade aos trabalhos. Os itens questionados, e dos quais dependem a liberação do projeto executivo, referem-se aos valores de estaqueamento e apoio náutico.
Por outro lado, o coordenador Geral de Construção Rodoviária e coordenador de Obras Delegadas, André de Oliveira Nunes, admitiu que o Dnit está adotando maior rigor na análise dos projetos. No entanto, o assessor da Direção, André Kuhn, afirmou que a Ponte de Ilhota, assim como o acesso ao Aeroporto de Correia Pinto, são prioridades apontadas pelo diretor Geral do Departamento, general Jorge Fraxe. Como encaminhamento do encontro, ficou agendada reunião entre os técnicos do Dnit e da Sotepa para a parte da tarde. “O objetivo desta nossa vinda ao Dnit acabou se concretizando, uma vez que vocês farão uma análise conjunta para dar sequencia a este tão importante projeto”, complementou Matos.
Atualmente, os trabalhos de terraplanagem estão concluídos. A próxima etapa prevê instalação das vigas que formarão as cabeceiras da ponte. Ao todo, a estrutura terá 2,4 quilômetros de extensão e receberá fluxo estimado de 5 mil veículos por dia após sua conclusão, garantindo a travessia do Rio Itajaí-Açu. A obra está orçada em R$ 32,5 milhões, sendo 80% dos recursos oriundos do Governo Federal e o restante de contrapartida do Governo do Estado. Participaram dos encontros o secretário de Estado de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, o prefeito de Ilhota, Ademar Felisky, os representantes da empreiteira responsável e a equipe técnica do Dnit.
terça-feira, 13 de março de 2012
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