O presidente estadual do PMDB, deputado João Matos, e o ex-governador Paulo Afonso Vieira comemoram os novos números da pesquisa do Instituto IBOPE-Estado de São Paulo- Rede Globo, confirmando a virada Dilma sobre Serra em Santa Catarina. Segundo os dados, se as eleições fossem hoje, Dilma teria 40% contra 38% do candidato tucano. “É notório que o apoio do PMDB em torno da candidatura Dilma-Temer se espalha pelo Estado” dispara Paulo Afonso. “O PMDB será o grande diferencial pró-Dilma Rousseff em Santa Catarina”, entende João Matos.
Ambos estão otimistas quanto às futuras pesquisas. Mas alertam que a virada tem que se confirmar nas urnas em 03 de outubro. “E para isso é importante a militância traduzir em votos esta tendência, registrada nas últimas semanas”, conta João Matos. O entusiasmo dos líderes do Vale do Itajaí na visita Michel Temer no Vale do Itajaí demonstra a força do PMDB em duas oportunidades em menos de 20 dias comprova a importância do Estado neste pleito. “Temer ficou impressionado com a adesão de dezenas de lideranças políticas, prefeitos e vereadores no roteiro de sexta-feira, nas passagens por Pouso Redondo, Ibirama, Ituporanga e Blumenau”, constata João Matos. “Vejo com alegria esta migração para o candidato que escolhemos na convenção nacional. É a primeira vez faremos parte de um projeto de governo com um candidato peemedebista”, sintetiza Paulo Afonso Vieira.
Pesquisa Nacional - segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, divulgada na noite desta sexta-feira, a candidata do PT abriu 24 pontos percentuais sobre Serra e chegou a 51% das intenções de voto, um crescimento de oito pontos porcentuais em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto, feito às vésperas do início da propaganda eleitoral.
Desde então, Serra passou de 32% para 27%. Marina Silva, do PV, oscilou de 8% para 7%. Somados, os adversários da petista têm 35 pontos, 16 a menos do que ela. O desempenho de Dilma já se equipara à de Luiz Inácio Lula da Silva na campanha de 2006. Na época, no primeiro turno, o então candidato do PT teve 59% dos votos válidos como teto nas pesquisas.
Por Fernando Isoppo
Nenhum comentário:
Postar um comentário