Um ano após a tragédia que vitimou 135 moradores do Morro do Baú, Ilhota pode voltar a comemorar o desenvolvimento do município. Este domingo (22) marcou o início da construção da ponte que liga a cidade a BR-470, obra aguardada há 51 anos. A cerimônia, que contou com a presença do governador Luiz Henrique da Silveira e centenas de ilhotenses, foi realizada na margem da Rodovia Jorge Lacerda, onde será uma das cabeceiras da ponte.
A construção custará R$ 32,5 milhões, sendo 53% verba federal e o restante, estadual. O autor da proposta de emenda ao orçamento, deputado federal João Matos, foi um dos mais citados pelas autoridades presentes. “Matos sempre foi solidário com o município, acompanhou o processo em Brasília do início ao fim. Merece nossos agradecimentos”, declarou o prefeito, Ademar Felisky. “Confesso que quando levei a idéia ao governador, pensei que seria muito difícil concretizá-la, em razão da quantidade de obras em execução no Estado”, disse o deputado. Segundo ele, Luiz Henrique atendeu prontamente. “Esta ponte é para o Vale do Itajaí, altera o mapa rodoviário de Santa Catarina e gera desenvolvimento para os municípios de menor porte”, completou.
Conforme o estudo de viabilidade técnica e econômica, realizado pela prefeitura, cerca de 5500 veículos passarão pela ponte diariamente. A expectativa é receber turistas que se deslocam do oeste para o litoral sul e cargas refrigeradas que seguem para os portos.
No prazo contratual de 18 meses, a empresa vencedora da licitação, JM Terraplanagem e Construções, de Brasília, fará a ligação entre as margens do rio, terraplanagem do terreno, pavimentação asfáltica, drenagem, sinalização e obras complementares. Ponte e acessos chegarão a 2,4 quilômetros de extensão. A ordem de serviço foi assinada pelo governador durante a cerimônia.
Mais de 230 mil m² de área, de sete proprietários, foram desapropriados. A balsa usada diariamente pela população e mantida pela prefeitura deverá ser desativada com a inauguração da obra. “Sugiro que seja denominada Ponte da Saudade, em homenagem às vítimas da tragédia”, lembrou o governador, solicitando um minuto de silêncio aos presentes.
Os deputados federais Gervásio Silva e Décio Lima, deputados estaduais, Rogério Mendonça, Deba Cabral e Giancarlo Tomelin; o secretário regional de Blumenau, Paulo França e o diretor da SDR Itajaí, Joãozinho Matos; o presidente do Deinfra, Romualdo França; além do prefeito de Gaspar, Celso Zuchi; o coordenador geral da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves; prefeitos, vereadores, secretários municipais e demais autoridades da região também prestigiaram a solenidade.
Silvia Dallefe
Nenhum comentário:
Postar um comentário