sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Amigos e lideranças lotam Plenário em homenagem a João Matos na AL


Em uma comovente e prestigiada Sessão Solene, o deputado federal João Matos (PMDB) recebeu, nesta quinta-feira (12), homenagem da Assembleia Legislativa pela Lei Nacional da Adoção. Proposto pelos deputados estaduais Rogério Peninha Mendonça (PMDB) e Dado Cherem (PSDB), o evento coroou a trajetória do parlamentar nestes seis anos de luta pela aprovação do Projeto.

Representantes do Vale do Itajaí, Vale do Rio Tijucas e outras regiões lotaram as galerias da Casa numa demonstração de carinho e reconhecimento pelo líder e amigo. Algumas cidades organizaram excursões para virem à Capital. Familiares, deputados, e grandes nomes da política catarinense tiveram local de destaque no Plenário. Entre eles, os ex-governadores Casildo Maldaner e Paulo Afonso Vieira, ambos do PMDB.

“Recebo esta homenagem em nome de 180 mil crianças neste Brasil que esperam uma solução e encaminhamento para suas vidas. Agradeço ao Dado e ao Peninha que propuseram esta Sessão e a dedico a todos que tem acreditado na gente durante tantos anos”, discursou João Matos.

A exibição do documentário que conta a história de Cléber Matos, o filho adotivo do deputado, falecido com câncer aos 15 anos, emocionou a platéia. “O Cléber veio com uma missão, cumpriu-a e retornou. Trouxe-me uma mensagem para que como representante na Casa de Leis fizesse alguma coisa pelos menores abandonados”, disse o parlamentar. “O amor desta família transformou a vida do menino, e o amor do menino transformou a legislação do país”, resumiu Peninha.

João Matos também enfatizou a importante participação da juíza da vara da infância e juventude de Balneário Camboriú, Sônia Moroso, na elaboração do Projeto. “Que fique registrado na história da magistratura catarinense o esforço e dedicação desta juíza e mãe adotiva em prol desta Lei”, reforçou. O deputado Dado Cherem, também pai adotivo, relatou detalhes da experiência que teve e falou da importância de incentivar esta prática no país. “Felizmente, o quadro está mudando. Estamos em processo de implantação da Cultura de Adoção no Brasil e agora temos uma Lei específica para esta área”, comemorou João Matos.

Por Eli Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

d